WhatsApp Image 2025-01-16 at 19.59.14

Atualizações sobre a Central de Indisponibilidade de Bens (CNIB 2.0)

Prezados(as) Senhores(as),

O ONR – Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis informa que a Central de Indisponibilidade de Bens (CNIB 2.0), colocada em operação na última terça-feira, 14 de janeiro, vem apresentando instabilidades em decorrência da complexidade do processo de transição e do elevado volume de demandas registradas desde seu lançamento e encontra-se em fase de ajustes técnicos.

O processo de migração para a nova versão envolveu a transferência de mais de 200 milhões de atos já cadastrados na central original, o que resultou em dificuldades na conversão de dados no dia 14 de janeiro, devido ao significativo volume de informações processadas. Este problema foi solucionado ainda no mesmo dia.

Já no dia 15 de janeiro, foram registradas intercorrências relacionadas ao acesso e autenticação dos usuários ao sistema. Após atuação de nossa equipe técnica, as funcionalidades foram integralmente restabelecidas ao final do dia.

Hoje, 16 de janeiro, a CNIB 2.0 novamente apresentou instabilidades em razão do elevado número de acessos simultâneos – provavelmente devido ao volume represado de acessos desde o dia 09/01 – o que impactou em uma indisponibilidade de acesso à plataforma que não pôde ser detectada no ambiente de homologação.

Após às 16h37, em virtude de uma nova configuração do sistema, não foram identificadas recusas de login pelo sistema de monitoramento da plataforma, mesmo com a alta quantidade de acessos.

Nossas equipes seguem integralmente mobilizadas no monitoramento do sistema para assegurar a estabilidade plena e a eficiência da plataforma, sempre no menor prazo possível.

Como parte de nossos esforços para mitigar os impactos e garantir a continuidade do atendimento, concomitantemente aos esforços contínuos para estabilizar a nova plataforma, foram avaliadas diferentes alternativas a serem aplicadas em caráter provisório, caso a instabilidade permaneça no curto prazo.

Destacamos que todas as soluções, sejam elas paliativas ou permanentes, demandam tempo de desenvolvimento técnico e testes rigorosos, considerando especialmente a magnitude da operação e a criticidade dos serviços prestados pela CNIB.

Manteremos todos devidamente informados sobre o progresso das ações em curso e das soluções que estão sendo implementadas para estabilizar a operação.

Reafirmamos o compromisso da Diretoria e de toda a equipe técnica do ONR com a confiabilidade na prestação de serviços aos Registradores de Imóveis e demais usuários da plataforma. Agradecemos pela confiança e compreensão durante este período de ajustes.

Atenciosamente,

ONR – Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis.