Prezados,
Após um intenso trabalho conduzido pela Diretoria Executiva e pela equipe técnica ao longo do final de semana, o ONR informa que o Banco de Dados da CNIB 2.0 foi analisado e permanece íntegro e confiável, o que garante que todas as informações processadas pelo sistema são seguras e consistentes.
Durante o período, também foram realizadas correções importantes no sistema, focadas em:
- Ajustes no fluxo de processamento para otimizar o desempenho;
- Resolução de inconsistências pontuais identificadas no comportamento da aplicação;
- Melhoria na estabilidade geral do sistema para evitar novas interrupções.
A capacidade dos servidores foi reforçada para melhorar a velocidade de processamento das solicitações e proporcionar maior agilidade nas consultas e respostas do sistema.
Disponibilização de dados para conferência
Como medida preventiva adicional para garantir o acesso dos registradores aos arquivos das ordens imputadas na CNIB 2.0, o ONR passará a disponibilizar diariamente no Ofício Eletrônico os arquivos XML contendo as ordens inseridas pelo Poder Judiciário no sistema no dia anterior, contemplando sempre um período de 24 horas, com início à 00h00 e encerramento às 23h59.
Para acessar esta nova funcionalidade, uma vez dentro do Ofício Eletrônico o registrador deverá procurar o menu Cartórios e na sequência o submenu “Gerar arquivo de ordem de indisponibilidade”. Na tela aparecerá uma tabela com a data do arquivo, a quantidade de indisponibilidades e o nome. Para fazer o download basta clicar sobre a seta na coluna download.
Ressaltamos que, dos arquivos XML a serem disponibilizados pelo Ofício Eletrônico, não constarão os dados dos cancelamentos parciais por matrícula, o que pode ocasionar alguma diferença de quantidade em relação às informações buscadas diretamente na CNIB 2.0. O objetivo desta medida é criar uma alternativa de acesso aos registradores neste momento de instabilidade na nova CNIB. Ressaltamos ainda que os arquivos das ordens de cancelamento parcial por matrícula estão disponíveis na CNIB e poderão ser baixados tão logo a plataforma se estabilize.
Esclarecimentos sobre o retorno das consultas por CPF ou CNPJ
Informamos que as pesquisas por CPF ou CNPJ tanto diretamente na CNIB quanto no Ofício Eletrônico podem retornar o status de “pessoa não cadastrada”. Quando isso ocorrer, o responsável pela consulta poderá considerar o resultado como negativo para a ocorrência de indisponibilidade do CPF ou CNPJ pesquisado naquele momento. Caso o resultado seja positivo, aparecerão na tela as ocorrências de indisponibilidade para o dado pesquisado.
Estamos cientes da importância de estabilizar o funcionamento do sistema para todos os usuários e seguimos trabalhando para assegurar que ele atenda plenamente às necessidades dos cartórios de todo o Brasil.
Agradecemos pela paciência, compreensão e confiança durante este período de ajustes e reforçamos o nosso compromisso em continuar aprimorando os serviços prestados.
Atenciosamente,
ONR – Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis