Bianca Castellar(1)

Diretora de Gestão e Qualidade destaca a importância da conquista do Selo GPTW pelo ONR

O Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) conquistou neste ano o Selo Great Place to Work (GPTW), que traduzido para o português significa “excelente lugar para se trabalhar”. O anúncio desta certificação, de impacto global, foi feito em reunião da DIREX e Diretoria Nominativa com os colaboradores do Operador no mês de junho. Bianca Castellar de Faria, diretora de Gestão e Qualidade, foi uma das responsáveis por conduzir o processo de obtenção da certificação para empresas que são consideradas, pelos seus próprios funcionários, como um local que contempla boas práticas internas.

No Brasil, a maioria dos profissionais trabalha pelo menos oito horas diárias ou 44 horas semanais, fazendo com que a empresa seja considerada por muitas pessoas como uma segunda casa. Para que os funcionários não reduzam a qualidade de seus serviços e se sintam bem com o que executam, empresas GPTW, como o ONR, buscam promover uma cultura positiva que beneficia o próprio time e o usuário final, que no caso do Operador, contempla Registros de Imóveis, Poder Judiciário e sociedade.

Segundo Bianca, o Operador acredita que é necessário atuar de dentro para fora para ser bem-sucedido em sua missão de implantar e modernizar o registro eletrônico, com profissionais que sintam orgulho do que fazem. “O ONR entende que quando se tem um ambiente de trabalho agradável, de crescimento pessoal, de constante capacitação e de preocupação com a evolução da equipe, conseguimos prestar um serviço de melhor qualidade à sociedade. A busca pela certificação no GPTW vem com esse intuito de estar sempre evoluindo”, disse.

De acordo com a registradora, o empenho em criar um ambiente agradável se reflete nitidamente nos colaboradores, nos quais ela enxerga um propósito real de fortalecer o registro eletrônico, promovendo agilidade e segurança nas transações imobiliárias.

As iniciativas que levaram à conquista do selo GPTW foram baseadas nos cinco pilares do Trust Index, metodologia utilizada pela certificadora: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem. A busca pela certificação foi liderada pela Diretoria em parceria com a Gestão de RH. Após a inscrição, uma pesquisa anônima foi disponibilizada aos colaboradores por 15 dias, permitindo uma avaliação justa e transparente das práticas da empresa.

“O processo de certificação englobou o envolvimento da equipe e as respostas ao questionário, por meio do qual foram respondidas dezenas de questões relacionadas ao ambiente de trabalho, clima organizacional, gestão de performance, gestão de pessoas, diversidade e inclusão. O mais interessante desse processo é que o anonimato de todos os participantes é preservado, fazendo a equipe ter liberdade e segurança em responder o que realmente pensa sobre a instituição”, disse.

Conquistar o selo é um processo que demora anos para diversas empresas, mas para o Operador levou apenas seis meses. A certificação é válida para o ONR entre 11/06/2024 e 11/06/2025. Nesse período, a entidade continuará a trabalhar para manter e aprimorar suas práticas em gestão de pessoas. “Para mim, o P do GPTW não é de Place e sim de People, pois são as pessoas que transformam cada ambiente de trabalho. É um orgulho fazer parte dessa equipe que pensa no Registro Eletrônico de Imóveis e no Brasil todo o tempo”, conclui Bianca.

Os esforços para conquistar o selo demonstram o compromisso da Diretoria Executiva (DIREX), dos líderes e do departamento de Recursos Humanos (RH) em promover o bem-estar e o desenvolvimento de seus funcionários.

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