03

Entidades Nacionais do Registro de Imóveis promovem reunião de alinhamento estratégico em SP 

Representantes das três entidades definem plano de ação conjunto para fortalecer a imagem e a atuação do setor no Brasil

Em um encontro marcado pelo alinhamento de propósitos e visões, as três principais entidades do Registro de Imóveis brasileiro reuniram-se nesta quarta-feira (02/04) no escritório do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), em São Paulo, para dar início a um planejamento estratégico conjunto. Representantes do ONR, do Registro de Imóveis do Brasil (RIB) e do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) definiram as bases de uma atuação integrada que visa modernizar a imagem e os serviços do setor, com foco em comunicação unificada, inovação tecnológica e fortalecimento institucional.

Com o apoio de uma consultoria especializada, as instituições buscam consolidar uma linguagem comum e ações coordenadas para apresentar à sociedade e ao Poder Público o real valor do Registro de Imóveis na economia e no desenvolvimento do país. “Precisamos falar a mesma língua e atuar de forma conjunta, não sobreposta. Queremos mostrar nossa contribuição para a segurança jurídica, o mercado imobiliário e o agronegócio”, destacou Juan Pablo Corrêa Gosweiller, presidente do ONR, que citou como prioridades o relacionamento com setores estratégicos — como construção civil e de financiamento imobiliário — e projetos em parceria com o Banco Central, incluindo a integração com o DREX e a blockchain.

José Paulo Baltazar Junior, presidente do IRIB, reforçou a importância de profissionalizar a colaboração entre as entidades, que até então ocorria de forma mais intuitiva. “A consultoria trará um olhar externo e objetivo para estruturarmos métricas, indicadores e uma marca conjunta. Identificamos pontos fortes e fracos, e agora vamos refiná-los em um plano concreto”, explicou. Durante as dinâmicas de trabalho, os participantes mapearam desafios e oportunidades, com contribuições das diretorias das três organizações.

A iniciativa foi destacada por Ari Álvares Pires Neto, presidente do RIB. “Estamos todos na mesma página, com o mesmo propósito: trazer o Registro de Imóveis para o século XXI. A tecnologia será nossa aliada nessa transformação, e em breve teremos novidades para todos os registradores do país”, afirmou.

As reuniões estratégicas passaram a integrar a agenda fixa das entidades, com encontros presenciais mensais e virtuais de forma quinzenal. A expectativa é que, até o Encontro Nacional do IRIB, em outubro ou novembro, o grupo já apresente os primeiros resultados do planejamento — um marco para um setor que se prepara para ampliar o alcance e ocupar um lugar de destaque no cenário nacional.

Por Luana Lopes

Assessoria de Comunicação do ONR