ENCONTRO - RIB - IRIB- ONR-43 (1)

ONR apresenta avanços tecnológicos no 3º Encontro Institucional do Registro de Imóveis em Florianópolis

Evento reuniu lideranças nacionais para discutir os rumos do Registro de Imóveis no Brasil e fortalecer a integração entre as entidades.

Durante dois dias, a cidade de Florianópolis foi o ponto de encontro das principais lideranças do Registro de Imóveis no país. O 3º Encontro de Alinhamento Institucional entre o Registro de Imóveis do Brasil (RIB), o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) e o Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) reforçou o compromisso das entidades com um sistema registral ainda mais moderno, eficiente e conectado com as necessidades da sociedade brasileira.

O encontro, promovido pelo RIB, com apoio do IRIB e do ONR, foi marcado por trocas relevantes de experiências, discussões estratégicas e apresentação de iniciativas voltadas à modernização da atividade.

No segundo dia, o ONR teve papel central ao apresentar as principais frentes de trabalho voltadas ao desenvolvimento tecnológico do setor. A entidade demonstrou como vem contribuindo para a transformação digital do Registro de Imóveis no Brasil, com soluções que promovem mais agilidade, transparência e segurança jurídica.

“O ONR teve a oportunidade de trazer a mesma apresentação que fez para o Agente Regulador que apresenta a atual estrutura do ONR, o que já está produzindo, como funciona e os três pilares de trabalho da atual diretoria, que são: integração de todas as serventias de registros de imóveis do Brasil, desenvolvimento do sistema de registro eletrônico de imóveis com a matrícula eletrônica, blockchain e inteligência artificial e o desenvolvimento das plataformas, sendo o meio através do qual o ONR se comunica com seus usuários e com o Poder Público, prestando os serviços do registro de imóveis em meio eletrônico”, afirmou Juan Pablo Correa Gossweiler, presidente do ONR.

Além dos avanços tecnológicos, o ONR também reforçou seu compromisso com a atuação institucional e a transparência na gestão. Foram apresentados dados sobre a situação financeira e contábil da entidade, em um movimento de abertura e responsabilidade diante dos representantes das associações estaduais.

“É fundamental que cada um dos representantes dos Estados saiba como o ONR tem atuado e leve isso aos registradores imobiliários da sua unidade da federação”, destacou o presidente.

A entidade também vem ampliando o diálogo com a sociedade civil organizada, grandes construtoras, agentes financeiros e órgãos públicos. Essa aproximação institucional tem fortalecido a governança do sistema registral e contribuído para sua integração com o ambiente de negócios do país.

“Temos buscado atuar de forma colaborativa e estratégica, contribuindo com propostas normativas junto ao CNJ e com ações concretas que impactam diretamente a atividade nos estados. Esse alinhamento é essencial para o fortalecimento do Registro de Imóveis em âmbito nacional”, completou.

Entre os projetos apresentados pelo ONR no estiveram a implantação da IARI – Inteligência Artificial do Registro de Imóveis e o desenvolvimento do Programa de Inclusão Digital (PID), em que são oferecidos suporte e ferramentas para que os Registros de Imóveis tenham os equipamentos, treinamentos e demais infraestruturas necessárias ao cumprimento do provimento n.º 143. O programa anual funciona por edital, em que os oficiais podem se candidatar a serem contemplados pelo benefício. Mais de R$ 30 milhões já foram investidos, beneficiando a 1.370 serventias com 5.881 equipamentos. Como resultados, mais de 1 milhão de páginas de matrículas foram digitalizadas, desde 2023, nas duas edições do programa.

Também participaram das apresentações do ONR, o vice-presidente Fernando Pereira do Nascimento; o diretor-geral Flaviano Galhardo; o membro do Comitê de Normas Técnicas do ONR, Túlio Valadares; o diretor de Inovação, Sérgio Cupolilo; o membro do Conselho Deliberativo, Gabriel Campos de Souza; o diretor de Educação e Conhecimento, Alexis M. Cavichini; o diretor Financeiro, Ricardo Martins; o suplente de diretor Financeiro, Paulo Henrique Gonçalves Pires; o diretor de Geoprocessamento, Sergio Ávila; o diretor Fernando Pupo; e a diretora de Comunicação, Ana Cristina Maia.

Integração como caminho para o futuro

O evento também foi uma oportunidade para alinhar projetos entre as três entidades nacionais. A troca de informações entre as lideranças estaduais e nacionais fortaleceu o diálogo e impulsionou novas possibilidades de cooperação técnica e institucional.

“Aqui estão presentes todos os membros da Diretoria, os presidentes da maioria das entidades estaduais e os dirigentes do ONR, com sua Diretoria Executiva e toda a diretoria do Registro de Imóveis do Brasil” destacou José Paulo Baltazar Junior, presidente do IRIB. “Com isso, conseguimos colher diferentes impressões e iniciativas tomadas nos Estados, o que possibilita um engajamento que se espalha para os demais colegas, para que cada registrador, em sua serventia, tenha uma compreensão de tudo o que está sendo feito”, completou.

Além das apresentações e debates, o evento foi encerrado com a assinatura da Carta de Florianópolis, documento que reafirma o compromisso conjunto com a modernização da atividade registral e com a construção de um futuro mais integrado e eficiente.

A participação do ONR reafirma seu papel como articulador da transformação digital do registro de imóveis no Brasil, ao lado das demais instituições que representam a classe registral.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias em tecnologia e inovação para Registro de Imóveis