ONR apresenta inovações e desafios para a digitalização de registros imobiliários no XXII Encontro Estadual de Mato Grosso

Presidente do ONR compartilhou os resultados alcançados pela atual diretoria, andamento da implementação do Provimento nº 143 do CNJ e a integração de novas tecnologias para a digitalização e melhoria na comunicação dos cartórios

O presidente do Operador Nacional do Sistema de Registro de Imóveis Eletrônico (ONR), Juan Pablo Correa Gossweiler, participou neste sábado (19/10) do XXII Encontro Estadual de Notários e Registradores de Mato Grosso, realizado em Cuiabá. Com o tema “Avanços do ONR no Registro de Imóveis”, o painel destacou as principais iniciativas da instituição e os desafios enfrentados para a modernização dos serviços registrais no Brasil.

Durante sua apresentação, Juan Pablo Gossweiler compartilhou os resultados alcançados pela atual diretoria e explicou a estrutura administrativa do ONR. A diretoria executiva, o conselho deliberativo e o comitê de normas técnicas, especializado em questões tecnológicas, foram detalhados pelo presidente. Ele enfatizou a importância da atuação conjunta do conselho deliberativo nas tomadas de decisões e o acompanhamento próximo de todos os projetos por meio de uma plataforma interna.

Um dos destaques da palestra foi o papel fundamental do ONR na implementação do Provimento nº 143 do CNJ, que estabeleceu o prazo para digitalização e envio de dados dos cartórios ao ONR. O presidente reconheceu as dificuldades de algumas serventias para atender ao prazo inicial, resultando na ampliação do período de cumprimento por meio do Provimento nº 170. “O ONR não é um agente fiscalizador e muito menos punitivo. Estamos aqui como parceiros das serventias que enfrentam dificuldades para cumprir as exigências,” explicou Gossweiler.

Outro ponto de destaque foi o Programa de Inclusão Digital (PID 2024), que visa fornecer equipamentos, como servidores e scanners, às serventias com menor capacidade econômica, com investimentos entre R$ 20 milhões e R$ 22 milhões. Esse programa irá beneficiar cerca de mil cartórios, garantindo sua inclusão no sistema eletrônico nacional.

A palestra abordou também o uso da Inteligência Artificial (IA) na digitalização de matrículas manuscritas. O ONR, segundo Gossweiler, está em processo avançado de desenvolvimento de uma ferramenta que permitirá a leitura dessas matrículas, convertendo-as para texto digitalizado, facilitando a extração automática de indicadores real e pessoal.

Ainda dentro dos avanços tecnológicos, o presidente ressaltou o projeto “Conecta”, que visa melhorar a comunicação entre os cartórios e o ONR, e a modernização das plataformas eletrônicas herdadas pela ARISP. Com mais de 124 melhorias e 30 novas funcionalidades em fase de testes, Gossweiler destacou o compromisso do ONR em oferecer soluções mais eficientes para o setor.

Por fim, Juan Pablo apresentou os três principais desafios da atual diretoria: a integração de todos os registros de imóveis ao ONR, o efetivo registro eletrônico de imóveis – que envolve o uso de dados, e não apenas de matrículas digitalizadas – e o desenvolvimento contínuo das plataformas do operador.

Com uma visão clara dos próximos passos para o futuro digital dos registros de imóveis, a apresentação de Gossweiler reforçou o papel do ONR na modernização e na inclusão digital das serventias em todo o país.

O XXI Encontro Estadual de Notários e Registradores de Mato Grosso teve início nesta sexta-feira (18) e contou com transmissão ao vivo pelo canal da Anoreg-MT no YouTube.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias em tecnologia e inovação para Registro de Imóveis