Após as enchentes devastadoras no Estado do Rio Grande do Sul, o Operador Nacional do Sistema Eletrônico do Registro de Imóveis (ONR) mobilizou uma força-tarefa para avaliar e reparar os danos nos registros de Imóveis do estado. Em parceria com outras entidades, a entidade já prestou assistência a três cartórios nas cidades de Eldorado do Sul, São Sebastião do Caí e Sobradinho. Um quarto cartório ainda receberá apoio assim que o inventário completo dos danos for concluído.
Além do auxílio direto aos cartórios, o ONR lançou um movimento registral, convocando todos os registradores de imóveis a se unirem pela reconstrução das serventias afetadas. Com o apoio da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) e do Fórum de Presidentes das entidades extrajudiciais gaúchas, o ONR promoveu uma campanha para arrecadar fundos destinados tanto à população quanto aos cartórios atingidos.
Segundo a registradora de Eldorado do Sul, Paula Castello Miguel, “houve uma perda grande de mobiliário, de equipamentos, mas não houve perda de dados, informações e de documentos, o que efetivamente para a gente era o mais importante. Eu vejo ainda hoje a surpresa da sociedade, da comunidade e dos usuários, pelo fato do pronto restabelecimento e pelo fato de não ter havido perda nenhuma, o que foi muito diferente em outras empresas e em órgãos públicos.”
As inundações não apenas danificaram os cartórios, mas também reduziram drasticamente suas fontes de renda e destruíram equipamentos essenciais, impactando vidas e empregos. Para ajudar a reverter esse quadro, o ONR está enviando equipamentos fundamentais para garantir a continuidade dos serviços prestados pelos Registros de Imóveis, apoiando assim a economia local.
Para a registradora este movimento tem sido uma grande demonstração de força da classe e de sua capacidade de recuperação. “A ajuda do ONR inclui o auxílio financeiro e um suporte emocional, de saber que num momento difícil como esse, nós não estávamos sozinhos”, completou ela, que contou com a aquisição de 5 computadores e 1 servidor.
O ONR segue firme em seu compromisso de apoiar os Registros de Imóveis no Rio Grande do Sul, reafirmando sua dedicação à recuperação das cidades atingidas.