Desde que enchentes devastadoras atingiram várias cidades do Rio Grande do Sul, o Operador Nacional do Sistema Eletrônico do Registro de Imóveis (ONR) iniciou uma força-tarefa dedicada a avaliar os danos nos cartórios do estado. Atuando em conjunto com outras entidades representativas, o ONR já prestou assistência direta a dois cartórios O de São Sebastião do Caí e o de Sobradinho. Outras duas unidades ainda deverão ser diretamente atendidas pelo órgão, que aguarda o inventário total dos danos sofridos.
Como diversas serventias ficaram inundadas ou alagadas, a fonte de renda dos cartórios foi drasticamente reduzida, e muitos equipamentos foram perdidos, afetando profundamente vidas e empregos. Para reverter esse cenário e contribuir para a reestruturação do Rio Grande do Sul, o ONR está enviando equipamentos essenciais para garantir que o Registro de Imóveis não pare, auxiliando a manter a economia local ativa.
A registradora de imóveis Eliana Toshie, de São Sebastião do Caí, relatou que a cidade foi gravemente atingida e que três pessoas de sua equipe perderam praticamente tudo em suas residências. “O centro da cidade ainda está voltando aos poucos, mas temos que persistir. O ONR nos auxiliou na aquisição de um computador que perdemos com a enchente. Todo auxílio é muito importante diante da situação que envolve o nosso trabalho, os nossos colaboradores e a nossa população”, conta.
Em Sobradinho, a serventia foi atingida por duas enchentes e foram perdidos vários móveis e equipamentos de informática. Logo após o ocorrido, o titular Fernando Cézar Lopes Cassionato foi contatado e informado que o ONR arcaria com os custos da substituição dos equipamentos de informática das serventias atingidas.
“Isso me tranquilizou bastante e possibilitou a recompra de todos os equipamentos de informática perdidos, o que também ajudou no pronto restabelecimento do atendimento à população. Agradeço imensamente essa ajuda, que não foi só financeira, mas um apoio humano e incondicional do ONR durante o caos que vivemos”, relata Cézar.
O Operador Nacional do Sistema Eletrônico do Registro de Imóveis continua seus esforços para mapear e apoiar os Registros de Imóveis afetados no Rio Grande do Sul, reafirmando seu compromisso com a recuperação das cidades atingidas.