A diretoria do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), seus colaboradores e empresas de tecnologia e investidores se reuniram na sede da entidade, em São Paulo, nesta quarta-feira (14.08). Na ocasião, os presentes debateram os próximos passos de desenvolvimento do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI).
Os temas abordados incluiram a automatização de processos e seus impactos positivos para a sociedade e o mercado. “Discutimos o futuro do registro de imóveis, tratando sobre blockchain e mecanismos de integração com o DREX, moeda digital regulamentada pelo Banco Central”, disse Juan Pablo Gossweiler, presidente do ONR.
Tecnologias como blockhain, smart contract e inteligência artificial também estiveram entre as propostas para integrar o SREI. Para Fernando Nascimento, vice-presidente do ONR, a multiplicidade de novas tecnologias que farão parte do Sistema de Registro foram possíveis devido a atuação de diferentes profissionais. “Esse grupo multidisciplinar está trazendo cada um a sua expertise para que possamos realmente desenvolver todas as especificações e, em breve, divulgá-las”, informou.
As novidades vão beneficiar registradores, mercado financeiro, mercado imobiliário e sociedade. “Esse novo sistema vai mudar sobremaneira a forma de registro e de acesso à informação registral imobiliária. Estamos planejando o futuro do registro de imóveis que vai trazer e elevar o sistema registral imobiliário brasileiro a outro patamar”, destacou Sérgio Neumann, diretor de Inovação e Novos Negócios.