O vice-presidente do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), Fernando Nascimento, apresentou, na quinta-feira (28.11), durante o XXIV Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro e VII Conferência Nacional dos Cartórios (CONCART), os avanços na aplicação de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no Registro de Imóveis. O evento ocorreu no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília (DF), e reuniu notários, registradores, juristas e especialistas.
Nascimento destacou que a IA é um foco estratégico dentro do ONR, com uma equipe dedicada à implementação de soluções práticas para as unidades de Registro de Imóveis. Ele anunciou o lançamento de um projeto-piloto envolvendo 10 cartórios que utilizarão a IA para digitalizar seus acervos e extrair indicadores reais e pessoais.
“A Inteligência Artificial tem sido foco de desenvolvimento específico dentro do ONR, com um setor focado na implementação de soluções práticas para as unidades de Registro de Imóveis”, disse Nascimento.
Com o prazo estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que os Registros de Imóveis digitalizem seus acervos até maio de 2025, a solução de IA do ONR surge como uma ferramenta crucial para o cumprimento dessa meta.
Nascimento enfatizou que este é apenas o primeiro passo, com planos de expandir o uso da IA para extrair a situação jurídica das matrículas, fundamentando a matrícula eletrônica do Registro de Imóveis no Brasil. Outros projetos em desenvolvimento incluem a geração automatizada de minutas e sugestões estruturadas de notas de devolução.
O painel “O Impacto do Direito Digital para Notários e Registradores”, mediado pela especialista em Direito Digital Laura Porto, reuniu especialistas de diversas atividades extrajudiciais. Eles detalharam projetos em desenvolvimento que utilizam IA para dinamizar o trabalho de registradores e notários, beneficiando a dinâmica dos negócios patrimoniais no país.
O XXIV Congresso da Anoreg/BR e a VII CONCART, realizados de 27 a 29 de novembro de 2024, abordaram o tema “Governança, Inovação e Inteligência Artificial: o futuro dos Cartórios”. A Aula Magna foi proferida pelo Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, que destacou o impacto da Inteligência Artificial no futuro dos cartórios.
Além das atividades principais, o evento contou com workshops que abordaram temas como Inteligência Artificial aplicada à atividade notarial e registral, assinaturas avançadas e sessões de perguntas e respostas, complementando a programação com debates práticos e especializados.
Com a IA como aliada, o ONR reafirma seu compromisso com a modernização do sistema registral brasileiro, oferecendo soluções que atendem às demandas atuais e preparam o caminho para o futuro do Registro de Imóveis no Brasil.