ONR e Abecip debatem modernização de sistemas de Registro de Imóveis e Crédito Imobiliário

Na última sexta-feira (28.06), diretores e colaboradores do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) se reuniram com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) para debater a atuação e definir os próximos passos do Grupo de Trabalho composto pelas instituições.

Também estiveram presentes membros de entidades financeiras como o Santander e o Banco do Brasil. Estiveram em pauta o levantamento de registros de imóveis que já atuam com XML, melhorias em sistemas de gestão de crédito imobiliário e medidas para minimizar as dificuldades dos Cartórios que utilizam e irão utilizar o XML.

Todo o processo visa tornar os serviços do Registro de Imóveis e de instituições financeiras cada vez mais seguros, integrados e de fácil manutenção. Para isso, determinados códigos serão reescritos para uma linguagem mais moderna. “Tecnologia é isso, daqui seis meses pode haver outra novidade e temos que ir sempre melhorando”, disse Flaviano Galhardo, diretor geral do ONR.

Na ocasião, Flaviano Galhardo também explicou para a Abecip como funcionará o projeto do Sistema de Registro Eletrônico Imobiliário (SREI) de modo efetivo, que vai substituir as matrículas em papel.

Entre as medidas para adaptação das novas versões das aplicações, entre elas o E-protocolo, foi levantada a necessidade de criar vídeos explicativos e um manual para evitar erros de preenchimento, além de treinamentos para Cartórios e para as instituições financeiras envolvidas. 

Também foi debatida a revisão e possível ajuste dos processos de envio de hipotecas via XML para evitar erros e o uso do XML para o segmento do Agronegócio.

O projeto de integração de sistemas entre o ONR e as entidades financeiras conta com um corpo técnico robusto de profissionais da área da tecnologia, especializados em UX, inteligência artificial e cibersegurança, para garantir que a transição seja o mais suave possível.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias em tecnologia e inovação para Registro de Imóveis