O Operador Nacional do Sistema Eletrônico do Registro de Imóveis (ONR) juntamente com o Registro Imobiliário do Brasil (RIB), lançou um grande Movimento Registral em solidariedade ao Rio Grande do Sul. Desta forma, as duas entidades pedem a participação na campanha promovida pela Anoreg/RS para arrecadar fundos destinados a auxiliar os atingidos pela catástrofe, incluindo as serventias e seus colaboradores de Feliz, Rolante, Cruzeiro do Sul, São Sebastião do Caí, Sobradinho, Rio Pardo, Barra do Ribeiro, Aratiba e Montenegro.
“Nas últimas semanas temos visto as notícias a respeito da tragédia. São famílias e famílias que perderam tudo e precisam da sua ajuda. Peço de coração as doações para que nossos colegas e amigos se sintam acolhidos pelos Registradores de Imóveis do Brasil. Sua ajuda vale muito!”, destaca o presidente da ONR, Juan Pablo Correa Gossweiler, em convite aos registradores.
Para aumentar o engajamento na campanha em apoio ao Rio Grande do Sul, o ONR está contatando os cartórios afetados para entender a situação de cada um e pedindo que gravem depoimentos sobre a situação da unidade após a catástrofe.
Uma das afetadas pela enchente foi a oficiala de Irlene Borin, de Cruzeiro do Sul, na comarca de Lajeado. “Minha serventia ficou há alguns metros da enchente. Bairros inteiros foram levados pela água e estávamos nos reerguendo das enchentes de 2023. Ficamos sem atender de 30 de abril a 5 de maio e retornamos precariamente, sem água potável. Depois, precisamos parar em 11 de maio novamente por conta de outra enchente”, conta.
A oficiala relata como tem sido o seu dia a dia desafiador. “Estamos com o atendimento de Registro Civil das Pessoas Naturais, fazendo certidões de óbito, casamento e nascimento das pessoas que estão em abrigos. A cada atendimento no balcão ouvimos uma história triste. Apenas no dia 14 conseguimos voltar a atender no registro de imóveis. Nosso movimento é praticamente com o RCPN. A renda da serventia está ínfima e as despesas as mesmas, quiçá maiores, por causa da enchente”,aponta.
CONFIRA OS REGISTROS ENVIADOS POR IRENE:
Contando as cidades abrangidas pelo atendimento dos nove Registros de Imóveis atingidos, são 29 as cidades afetadas pelas enchentes em decorrência de chuvas extremas. A comarca de Feliz abrange Alto Feliz, Linha Nova, São Vendelino e Vale Real; já Sebastião Do Caí inclui Bom Princípio, Harmonia e Tupandi; enquanto Sobradinho inclui Ibarama, Lagoão, Passa Sete e Segredo; Rio Pardo abrange Pântano Grande; já Barra do Ribeiro inclui Mariana Pimentel e Sertão Santana; e Montenegro inclui Brochier, Maratá, Pareci Novo, Salvador do Sul, São José do Sul e São Pedro da Serra.