Flaviano Galhardo fala sobre as “Experiências no Registro Eletrônico de Imóveis” destacando os projetos e os avanços na migração dos serviços para o meio digital
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), Flaviano Galhardo, participou nesta quinta-feira (04.04) do 98º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), evento promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Coube ao oficial do 10º Registro de Imóveis de São Paulo falar sobre as “Experiências no Registro Eletrônico de Imóveis”, destacando os projetos e os avanços no serviço extrajudicial. O painel teve como moderador Aristoteles Passos Costa Neto, vice-presidente da CBIC, e como debatedor José Carlos Gama, representante do Ceará no Conjur/CBIC.
Durante a palestra, Galhardo destacou os projetos e os avanços no Registro de Imóveis e sua integração com o setor da construção civil. “À medida que avançamos, é essencial considerar como podemos aprimorar nossos processos, integrar tecnologias emergentes e fortalecer nossa infraestrutura para acompanhar a crescente demanda e complexidade do setor da construção civil. Olhando para frente, vemos um cenário onde a digitalização moldará a forma como interagimos com os Registros de Imóveis, tornando-os mais eficientes, seguros e acessíveis a todos os envolvidos”.
Costa Neto, por sua vez, comentou que o painel foi de extrema importância para o mercado imobiliário. “O nosso objetivo é atingido a cada painel, cada apresentação, cada reunião que se faça, sensibilizando cada vez mais os empresários, que são os usuários do sistema e, em decorrência, conversar com os seus registradores de seus estados para evoluírem esse processo com o seu aperfeiçoamento”.
Já José Carlos Gama destacou que é fundamental apresentar os serviços eletrônicos para o registrador de todas as regiões do Brasil, expandindo o serviço de São Paulo para as demais localidades brasileiras. “A Lei que fez a transformação do mundo analógico para o mundo digital nos Registros de Imóveis é de 2009. O tempo do mercado é diferente do tempo do serviço público. A necessidade que temos é a de implantar todas essas alterações que vem para o bem da sociedade brasileira”.
O 98º ENIC aconteceu entre os dias 2 e 5 de abril no São Paulo Expo, localizado na cidade de São Paulo, e é o maior e mais importante evento do calendário anual da construção civil e da incorporação imobiliária no Brasil. Realizado há décadas pela CBIC, já impactou milhares de pessoas e aumenta seu público a cada edição, traduzindo a agenda estratégica da indústria da construção e agregando os mais importantes atores públicos e privados, assim como especialistas nacionais e internacionais, em debates amplos e qualificados.