O presidente do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), Juan Pablo Gossweiler, e o diretor de Geoprocessamento, Sérgio Avila Doria Martins, participaram do XIV Fórum de Integração Jurídica, realizado nesta sexta-feira (09.08), em Brasília (DF). Organizado pela Escola Nacional de Notários e Registradores (ENNOR), instituição acadêmica mantida pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG/BR), e pela Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR), com apoio dos Institutos parceiros, o evento abordou Temas Atuais do Direito Notarial e Registral brasileiro.
“No período da manhã, tivemos dois painéis muito interessantes. Nas duas ocasiões, fomos bastante elogiados pelas autoridades presentes, o que nos deixa muito felizes, mas também com a responsabilidade de aperfeiçoar o sistema registral imobiliário”, destacou o presidente do ONR, que também esteve acompanhado pelas registradoras Moema Locatelli Belluzzo, presidente da Anoreg/PA, e Patrícia Ferraz, registradora em São Paulo.
Coube ao diretor de Geoprocessamento do ONR ministrar o primeiro painel do evento, que tratou do tema “Relevância da Regularização Fundiária Rural para o Crescimento Econômico do País”. Na sequência ocorreram paineis sobre os temas “Necessidade do Registro Público do Mercado de Carbono no Brasil”, “A Importância da Advocacia na Extrajudicialização” e “Reforma do Código Civil: Impacto Direto para o Extrajudicial”.
“Tive a oportunidade de apresentar o Mapa do Registro de Imóveis, na primeira palestra. Foi possível mostrar a forma como estamos trabalhando para incrementar a publicidade registral, transformá-la em uma publicidade mais permeável a todas as demandas da sociedade e do Governo. O Fórum foi extremamente proveitoso quanto a troca de ideias com as autoridades presentes e daqui já saíram alguns projetos”, destacou.
A abertura do evento contou com a presença do presidente do Conselho Superior da ENNOR e presidente da ANOREG/BR e da CNR, Rogério Portugal Bacellar; do presidente do TJAM, José de Ribamar Froz Sobrinho; do presidente do TJMA, Fernando Tourinho; da corregedora-geral da Justiça da Corregedoria Geral do Tocantins (CGJ/TO) e presidente do Fórum Fundiário Nacional das Corregedorias gerais de Justiça, des. Maysa Vendramini Rosal; do conselheiro do Conselho Nacional da Corregedoria Nacional de Justiça (CN-CNJ), Luiz Fernando Bandeira; e representando o Ministro Luis Felipe Salomão, Corregedor Nacional de Justiça, a juíza auxiliar do CNJ, Daniela Madeira.