apresentação sobre registro eletrônico de imóveis na tela do computador

ONR participa de apresentação sobre centrais eletrônicas de imóveis

A Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Ceará reuniu magistrados do Tribunal de Justiça do Ceará – TJCE para conhecerem as centrais eletrônicas do extrajudicial que estão em operação. O evento ocorreu ao longo do dia desta sexta-feira, no auditório José Maria de Queiros, da ESMEC, em Fortaleza -CE. A exposição da Central Eletrônica de Registros Imobiliários do Ceará – CERICE foi feita por Miguel Jefferson, responsável técnico pela central. Na sequência, o presidente do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis – ONR, Flauzilino Araújo dos Santos, explanou sua apresentação com detalhes sobre a evolução tecnológica, a criação do ONR e do registro de imóveis.

Entre os participantes, a sessão se fez presente com a participação do Desembargador e Corregedor-geral da Justiça do Ceará, Paulo Airton Albuquerque Filho. A presidente da CERICE e da Anoreg/CE, Helena Borges, fez seus apontamentos sobre a utilização e os recursos da plataforma eletrônica cearense.

Flauzilino fez sua explanação sobre as diversas fases e etapas do serviço eletrônico de imóveis no Brasil, falando da universalização dos serviços prestados pelos cartórios. Em sua ilustração, foram reafirmados os benefícios e as vantagens das plataformas eletrônicas – Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (SREI) – alcançadas ao longo dos anos, nas diversas esferas do tempo e espaço, para a construção da desburocratização dos cartórios e em consonância com os avanços e os recursos tecnológicos e de infraestrutura exigidos por força da Lei, sempre em cumprimento com a Corregedoria Geral de Justiça do CNJ.

Por fim, ele ressaltou que o objetivo do ONR, é a de modernizar o registro eletrônico de imóveis no país, como uma central de pesquisa tecnológica e de inovação, modernizando o sistema atual, e criando a universalização de acesso, gerando operações que partam de um único ponto, de forma a facilitar a vida do usuário e todos os setores e operados que hoje utilizam a ferramenta para efeito de consulta, pesquisa, ou ações administrativas e jurídicas.

Serão feitas ainda pela gerente de projetos do ONR, Samira Arroyo, algumas apresentações das ferramentas do Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado de Imóveis – SAEC, da Central Nacional de Indisponibilidade de Bens – CNIB e da Penhora Online.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias em tecnologia e inovação para Registro de Imóveis