ONR promove agenda de reuniões estratégicas com o Poder Judiciário e o mercado imobiliário

Em um dia marcado por encontros significativos, o Operador Nacional do Registro (ONR) conduziu três agendas fundamentais, nesta quinta-feira (07.03), no escritório da entidade, em São Paulo, abrindo novas frentes de diálogo e cooperação entre diversos setores. A iniciativa sublinhou o compromisso do ONR com a inovação tecnológica e a eficiência no registro eletrônico, visando aprimorar e facilitar os processos imobiliários no Brasil.

Os diálogos estabelecidos durante esses encontros centraram-se nos avanços tecnológicos implementados pelo ONR, destacando a versão 2.0 da Central Nacional de Indisponibilidade de Bens, e a necessidade de um diálogo constante entre diversos setores: mercado imobiliário, construção civil, instituições financeiras e órgãos de registro.

Sinergia entre o Judiciário e o setor imobiliário

Membros da Diretoria Executiva (Direx) do ONR reuniram-se com o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ/SP) e membro da Câmara de Regulação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Antônio Alves Braga Junior, para tratar sobre os avanços tecnológicos do ONR, com destaque para a CNIB 2.0.

O desembargador expressou grande honra em visitar o escritório do ONR, reconhecendo o projeto como uma iniciativa grandiosa, surgida em 2016, para integrar todo o registro no Brasil, e que agora celebra três anos de efetiva implantação. “É gratificante estar aqui e ver o quanto está sendo trabalhado nesse momento para essa integração, por novas funcionalidades. É realmente um projeto grandioso e eu espero, do lado da Corregedoria Nacional do Agente Regulador, na Câmara de Regulação, com essa compreensão, poder facilitar também os nossos trabalhos na regulamentação, viabilizando para que essas transformações ocorram. Então foi realmente uma visita muito marcante,” ressaltou.

Fórum Nacional de Desenvolvimento Imobiliário

No período da tarde, os membros da Direx se reuniram com representantes do setor da construção civil e do mercado imobiliário, integrantes do Fórum Nacional de Desenvolvimento Imobiliário, e entidades do setor. A pauta foi a universalização do registo eletrônico de imóveis, a cooperação técnica, diálogo e os pontos em comum para o desenvolvimento de todos esses setores.

O coordenador do Fórum Nacional de Desenvolvimento Imobiliário, Bernardo Chezzi, destacou a importância desse encontro e afirmou que a colaboração do ONR “no desenvolvimento dessas pautas poderá ser um ponto importante na universalização do registro eletrônico também em relação aos seus maiores usuários que estavam representados na reunião”.

A importância de manter um diálogo aberto com o Operador também foi destacada pelo vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Aristoteles Passos Costa Neto. “Hoje foi um momento importante de interlocução do setor imobiliário, construção civil, bancos, com os registradores e com a direção do ONR. Definimos um plano de ação que visa, obviamente, a melhoria do ambiente de negócios e o desenvolvimento de trabalhos conjuntos. Percebemos uma enorme receptividade do ONR para esse trabalho e saímos daqui com a sensação de dever cumprido. Mas temos muito trabalho pela frente.”

Diálogo virtual com o CNJ

Já no final do dia, o último compromisso da agenda foi marcado por uma reunião virtual significativa entre o presidente da ONR, Juan Pablo Correa Gossweiler, o diretor-geral Flaviano Galhardo, George Takeda, presidente da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP) e da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP) e a juíza Liz Rezende, representante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O encontro virtual enfatizou a importância de uma cooperação contínua e eficaz entre o ONR e o CNJ, especialmente na promoção do Registro Eletrônico e no atendimento às demandas do setor.

Participaram dos encontros ao longo do dia na sede da entidade o desembargador Antônio Alves Braga Junior; Aristoteles Passos Costa Neto, vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); Bernardo Chezzi, coordenador do Fórum Nacional de Desenvolvimento Imobiliário; George Takeda, presidente da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP) e da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP); João Pedro Paiva Lamana, presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS), participando virtualmente; José Carlos Gama, representante da CBIC, também em participação virtual; Aline Virmo Gonçalez, gerente jurídica da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (ABECIP); José Antonio Cetraro, consultor jurídico da ABECIP; e Igor França Guedes, vice-presidente do Registro Imobiliário do Brasil (RIB); Fernando Nascimento, vice-presidente do ONR e Flaviano Galhardo, diretor-geral.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias em tecnologia e inovação para Registro de Imóveis