Encontro reuniu lideranças dos registros públicos e autoridades para debater inovações ambientais e fortalecer a gestão sustentável
Na última quarta-feira (28.02) o Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), participou de uma importante reunião com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que teve como foco principal debater os desafios e as estratégias para impulsionar de maneira sustentável o mercado de créditos de carbono no Brasil, destacando a necessidade de garantir segurança jurídica e transparência nas operações envolvendo créditos de carbono.
Presente ao encontro, o presidente do ONR, Juan Pablo Correa Grossweiler, ressaltou a importância de integrar os registros públicos ao mercado de crédito de carbono para assegurar a confiabilidade e a transparência do sistema. “A credibilidade do mercado depende da higidez do sistema, e acreditamos que isso só será alcançado com a vinculação das certificações ao registro público. Com a infraestrutura dos registros públicos, fiscalizados pelo Poder Judiciário e presentes em todos os municípios do Brasil, podemos contribuir significativamente para a solução dessa questão“.
O encontro sinalizou um momento de união de esforços entre os Registros de Imóveis e o Governo, com o objetivo de enfrentar desafios ambientais e contribuir para um futuro mais sustentável para o Brasil. A iniciativa aponta para o reconhecimento da importância estratégica do país no cenário global de sustentabilidade e seu papel ativo no combate à crise climática.
Durante a discussão, a representante da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e da Confederação de Notários e Registradores (CNR), Patricia André de Camargo Ferraz, salientou a contribuição crucial que os registros públicos podem oferecer ao mercado de créditos de carbono, promovendo um ambiente regulado, íntegro e transparente.
Também participaram da reunião a diretora de Comunicação do ONR, Ana Cristina de Souza Maia; a vice-presidente do Instituto de Registradores de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJ Brasil), Sônia Maria Andrade dos Santos; o vice-presidente da CNR, Ricardo Martins; o deputado federal Vicentinho (PT/SP); o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, Rodrigo Rollemberg; e o secretário parlamentar do deputado Vicentinho, Nereu Mattar; demonstrando um compromisso conjunto na abordagem da crise climática e na valorização dos créditos de carbono como ferramenta para o desenvolvimento sustentável.