Painel do ONR em evento do Judiciário no RJ destaca IA aplicada ao Registro de Imóveis

O Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) marcou presença nesta quinta-feira (12.09) no 4⁰ FestLab, evento de imersão que debate o uso de tecnologia no Poder Judiciário e que aconteceu no Rio de Janeiro (RJ). Compondo o painel “Inovação nos Cartórios Extrajudiciais”, a entidade apresentou o projeto IARI – Inteligência Artificial no Registro de Imóveis.

A iniciativa foi destacada em apresentação que contou com as presenças do presidente do órgão, Juan Pablo Correa Gosswelier , e do vice-presidente, Fernando Nascimento, que estiveram ao lado da conselheira do CNJ, Daniela Madeira, e da juíza auxiliar da Corregedoria Nacional, Liz Resende de Andrade. Membro do Conselho Deliberativo da entidade, o registrador Leonardo Monçores Vieira, esteve presente no evento para acompanhar os debates.

“Trata-se de um evento focado em apresentar as tecnologias que estão sendo desenvolvidas pelo Poder Judiciário e, nesta edição, tivemos a honra de participar trazendo nosso projeto de inteligência artificial, mas também apresentando nossos pilares de trabalho, que são a integração dos 3.700 registros de imóveis do Brasil ao ONR, o desenvolvimento do sistema de registro eletrônico de imóveis e o aprimoramento das nossas plataforma eletrônicas, que são o SAEC, o ofício eletrônico e a integração do SERP”, destacou o presidente da entidade.

O projeto IARI trata da estruturação dos dados através das matrículas digitalizadas em formato de imagens disponíveis nos buckets dos cartórios, considerando 100% do conteúdo do documento. A iniciativa é desenvolvida em atendimento ao Provimento nº 143 do CNJ, que prevê a digitalização das matrículas e estruturação dos dados de indicador real e pessoal, conta com parceria do Google na implementação da inteligência artificial e está baseada na tecnologia OCR de conversão de documentos em texto bruto com a possibilidade de o Cartório receber um título físico, realizar sua transformação para o digital e efetivar o seu processamento eletrônico.

“Nós temos uma missão de cumprir o Provimento nº 170, onde temos de integrar todos os registros de imóveis a digitalizarem seus indicadores reais e pessoais na plataforma do ONR. A tecnologia do IARI vai nos proporcionar dar ferramentas para que os cartórios possam, por meio da leitura de imagens das matrículas via IA, realizar sua transformação em texto e, em seguida, identificar os dados dos imóveis e das pessoas, transformando-os em informações estruturadas para o ONR, para o Poder Público, para o cidadão e para o próprio cartório”, destacou Fernando Nascimento.

A ferramenta possui 99,3% de acurácia na leitura de matrículas, 87% no indicador real e 72% no indicador pessoal, possibilitando a extração de 20 milhões de indicadores pendentes dos livros 4 e 5 do registro de imóveis. Desde janeiro de 2022, as ferramentas disponibilizadas pelo ONR atenderam 800 milhões de solicitações, sendo 95% delas prestadas de forma gratuita para órgãos públicos e para o Poder Judiciário.

“Esta é uma solução que atende a uma demanda dos registradores de imóveis, necessária ao enfrentamento deste desafio que o Provimento nº 143 nos trouxe, que é a digitalização e estruturação dos dados de maneira efetivamente digital, que possibilitará sua leitura por máquinas, facilitando o acesso do cidadão e do Poder Público às informações do Registro de Imóveis, que são de vital importância para a sociedade”, destacou o Leonardo Monçores, membro do Conselho Deliberativo do ONR no Rio de Janeiro.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias em tecnologia e inovação para Registro de Imóveis