Sugestão 1

Presidente do ONR destaca avanços no SERP-JUD em Congresso em Maceió

SERP-JUD é destaque no evento, impulsionando a modernização dos serviços extrajudiciais

O presidente do Operador Nacional do Registro de Imóveis (ONR), Juan Pablo Gossweiler, participou nesta semana do XII Congresso de Registros de Títulos, Documentos e Pessoas Jurídicas (RTDP) do Brasil, em Maceió, Alagoas. O evento, iniciado no dia 6 de novembro, debateu por 3 dias as tecnologias aplicadas aos serviços registrais no Brasil.

O presidente do ONR ressaltou a importância do evento para o fortalecimento do setor de registros públicos e para os avanços proporcionados pelo Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (SERP-JUD). O congresso reuniu profissionais e especialistas para discutir temas cruciais para a modernização e eficiência dos serviços extrajudiciais.

Entre os assuntos abordados, destacam-se as funcionalidades já disponíveis do SERP-JUD, como a Visualização de Matrícula e a Pesquisa Nacional de Bens, que têm facilitado o trabalho do Poder Judiciário. Novas funcionalidades estão previstas para serem lançadas em breve, ampliando ainda mais os benefícios oferecidos pelo sistema e reforçando o compromisso com a desburocratização dos serviços prestados à sociedade.

Juan destacou também sobre os benefícios do SERP para a população de modo geral, “O cidadão brasileiro vai poder entrar dentro do SERP e pedir serviços tanto do Registro Civil, do Título de Documentos de Pessoa Jurídicas e do Registro de Imóveis”, afirmou.

O evento teve início com uma palestra de Boas-Vindas, ministrada por Sônia Andrade, Registradora e 1ª Vice-Presidente do IRTDPJ Brasil, que abordou a gestão empreendedora nos serviços notariais e registrais. Em seguida, Denise Fernandes, CEO do Grupo Txai, apresentou uma palestra sobre o papel dos cartórios na força-tarefa para a solução do caso Braskem, ressaltando a relevância da atuação dos registros em momentos de crise e sua contribuição para a resolução de desafios complexos.

Nos dias seguintes, o evento seguiu com uma série de palestras sobre temas como o Código Civil, Planejamento Estratégico, Propriedade Fiduciária e Multipropriedade de Bens e Móveis, que trouxeram novos temas de interesse e enriqueceram o conhecimento dos participantes, promovendo uma reflexão aprofundada sobre a evolução e o futuro do setor.