11.325 - ONR - BANNER - SÉRIE PID PARÁ

Programa de Inclusão Digital (PID) chega ao Pará para modernizar Registros de Imóveis

Iniciativa do ONR já beneficiou 15 serventias no estado, com entrega de equipamentos e suporte técnico para atender ao Provimento nº 143/23 e garantir mais eficiência, segurança e transparência nos serviços.

O Programa de Inclusão Digital (PID), iniciativa do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), está transformando a realidade dos Registros de Imóveis no Pará. Com o objetivo de promover a modernização e a inclusão digital, o PID já beneficiou 15 serventias no estado, entregando 108 itens essenciais para a digitalização e eficiência dos serviços cartorários. A iniciativa faz parte de um esforço nacional para levar tecnologia de ponta a Cartórios de menor porte, garantindo segurança jurídica, transparência e atendimento de qualidade para a população.

Caroline Alves Brant, membro do Conselho Deliberativo pelo Estado do Pará, destaca a importância do programa: “O Programa de Inclusão Digital é um divisor de águas para as serventias de pequeno porte do Pará, propiciando, por meio da integração, o encurtamento das distâncias e o acesso aos serviços pelo usuário. O que é fundamental para o desenvolvimento do Registro de Imóveis do futuro.”

Em São Caetano de Odivelas, cidade a 115 quilômetros de Belém, o Registro de Imóveis recebeu equipamentos como servidores, notebooks, scanners e impressoras, fundamentais para as atividades da serventia, que começou a funcionar em 21 de maio de 2024. Segundo Matheus Pacheco da Silva, titular do cartório, os equipamentos foram essenciais para o início dos trabalhos. “Somos uma serventia nova, sem acervo antigo para digitalizar, pois tudo já começou na era digital. Esses equipamentos foram essenciais para o início dos trabalhos”, destacou.

Já em Augusto Corrêa, cidade a 229 quilômetros da capital Belém, o Registro de Imóveis também foi contemplado com scanners, notebooks e impressoras, que estão ajudando a agilizar os processos e melhorar o atendimento. Eulina Rabelo, titular da serventia, agradeceu ao ONR pelo suporte. “Agradecemos ao ONR pelos equipamentos enviados para o Cartório Rabelo, de Augusto Corrêa, no Pará”, afirmou.

O PID ainda tem muito a fazer no estado. Outras 12 serventias serão beneficiadas, com a entrega de 119 itens que já estão a caminho. Entre os recursos disponibilizados pelo programa estão equipamentos de informática, como servidores, notebooks, scanners e impressoras, além de infraestrutura digital, como roteadores, internet via satélite e softwares especializados. O programa também oferece treinamentos e suporte técnico para os profissionais, garantindo que todos os cartórios, independentemente de seu tamanho ou localização, tenham acesso à tecnologia necessária para oferecer serviços ágeis, seguros e transparentes.

O impacto do PID no Pará vai além da modernização dos cartórios. A iniciativa reforça o compromisso do ONR com a inclusão digital e a democratização da tecnologia, garantindo que todos os cartórios do país possam oferecer um atendimento de excelência. Com a modernização das serventias, a população paraense passa a contar com serviços mais eficientes e confiáveis, além de maior transparência nos processos de registro de imóveis.

Por Luana Lopes

Assessoria de Comunicação do ONR

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias em tecnologia e inovação para Registro de Imóveis