Valter Padilha, gerente de Sistemas do ONR, fala sobre a possibilidade de conciliar o trabalho em tecnologia em um ambiente receptivo e com equipes multidisciplinares
O Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) atingiu um marco notável ao ser agraciado com o prestigiado Selo Great Place to Work (GPTW) em 2024. Esse reconhecimento, de relevância global, foi anunciado em junho durante uma reunião entre a DIREX, a Diretoria Nominativa e os colaboradores, destacando o ONR como um ambiente de trabalho excepcional. Uma conquista que reflete a satisfação de seus colaboradores, evidenciada por depoimentos inspiradores, como o do gerente de Sistemas, Valter Padilha.
Segundo Padilha, seu trabalho no Operador foi um divisor de águas em sua carreira, possibilitando a atuação em um ambiente saudável e, consequentemente, aberto à inovação. “Foi a consolidação do meu trabalho de muitos anos, me dedicando à área de tecnologia! Pude conciliar trabalhar em um ambiente receptivo e com equipes multidisciplinares, que têm vontade de aprender, de agregar valor e têm paixão pelo que fazem, além de poder prestar um serviço à sociedade”, disse.
No Brasil, muitos profissionais passam pelo menos oito horas diárias ou 44 horas semanais em seu ambiente de trabalho, tornando a empresa uma segunda casa para muitos. Para que os colaboradores mantenham a qualidade dos serviços e sintam-se bem no que fazem, empresas certificadas pelo GPTW, como o ONR, promovem uma cultura positiva que beneficia tanto o time quanto o usuário final.
No caso do ONR, os contemplados por essa ação incluem os Registros de Imóveis, o Poder Judiciário e a sociedade como um todo, sendo que a conquista do selo reflete a crença reconhecida no Operador sobre a importância de atuar de dentro para fora, com o objetivo de ser bem-sucedido em sua missão de implantar e modernizar o registro eletrônico.
Um trabalho que enche de orgulho o time que integra a entidade e aumenta o senso de responsabilidade na prestação de suporte aos registradores, o que resulta em serviços de alta performance para levar o Registro de Imóveis brasileiro ao patamar de melhor do mundo. “Sou grato não só por estar exercendo a minha função, dentro da minha carreira e da minha essência como profissional, mas também por estar prestando um serviço para a sociedade”, relata Valter com entusiasmo.
Processo para Certificação
As iniciativas que levaram à conquista do selo GPTW foram estruturadas com base nos cinco pilares do Trust Index, metodologia utilizada pela certificadora: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem. A busca pela certificação foi liderada pela Diretoria em parceria com a Gestão de RH. Após a inscrição, uma pesquisa anônima foi disponibilizada aos colaboradores por 15 dias, permitindo uma avaliação justa e transparente das práticas da empresa.
Surpreendentemente, o processo de obtenção do selo, que pode levar anos para diversas empresas, foi concluído em apenas seis meses pelo ONR. A certificação é válida entre 11 de junho de 2024 e 11 de junho de 2025. Durante esse período, a entidade se compromete a continuar aprimorando suas práticas em gestão de pessoas.
Os esforços para conquistar o selo GPTW demonstram o compromisso da Diretoria Executiva (DIREX), dos líderes e do departamento de Recursos Humanos (RH) em promover o bem-estar e o desenvolvimento de seus funcionários. A certificação reflete a dedicação do ONR em construir um ambiente de trabalho onde os colaboradores se sintam valorizados e engajados, contribuindo para a evolução e modernização do registro eletrônico de imóveis no Brasil.