Mais de 1.700 famílias de Ipatinga, Ipaba e Santana do Paraíso receberam seus registros de imóveis em sete anos
Na última sexta-feira (21), centenas de famílias de Ipatinga receberam as tão esperadas escrituras de seus imóveis. A ação foi comemorada pelos moradores, que agora têm, finalmente, a posse legal de suas propriedades.
A cerimônia de entrega dos registros imobiliários contou com a presença de várias autoridades, incluindo o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, a deputada federal Rosângela Reis, o deputado estadual Gustavo Santana, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, e o CEO da empresa P. Avelar Engenharia, Diego Avelar, responsável pelo processo de Reurb em Ipatinga.
A iniciativa faz parte da implementação do Programa Municipal de Regularização Fundiária “ReurbIpatinga – Seu Imóvel Legal”. Contudo, os bons números em relação aos registros imobiliários também estão diretamente ligados ao apoio e à postura proativa do Registro de Imóveis de Ipatinga, que, com eficiência, assegura a legalidade e a segurança jurídica dos processos, permitindo que as famílias recebam as escrituras de suas propriedades com confiança.
Vale ressaltar que, desde 2018, a serventia atende às cidades de Ipaba, Ipatinga e Santana do Paraíso. O primeiro município a concluir um processo de regularização fundiária (REURB) foi Ipaba, que regularizou 1.267 unidades, entre parcelamento e titulações. Santana do Paraíso, por sua vez, teve 172 unidades regularizadas e Ipatinga, 283.
Segundo Ronise Rocha Villarino, oficiala substituta do Cartório de Registro de Imóveis de Ipatinga, os impactos da regularização fundiária na região são positivos por várias perspectivas. “Além da segurança jurídica, a Reurb valoriza o mercado imobiliário, movimenta a economia e possibilita empréstimos. A propriedade traz estabilidade às famílias”, afirma.
É importante salientar que, a partir da Reurb, os núcleos habitacionais podem receber obras de implantação e melhorias de infraestrutura da prefeitura, além de outras políticas socioeconômicas tão importantes para o desenvolvimento local.
Fonte: CORI/MG