WhatsApp Image 2024-08-16 at 21.52.55

Registro de Imóveis do RS fortalece integração com a Advocacia em evento da OAB/RS

Com apoio do ONR, IRIRGS marca presença na Cidade da Advocacia 2024, com stand da plataforma SAEC e Workshop voltado à atuação do advogado no Registro de Imóveis

O Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), com apoio do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) e do Registro de Imóveis do Brasil (RIB) esteve presente durante a última semana no evento Cidade da Advocacia 2024, iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (OAB/RS), que reuniu mais de 15 mil advogados para apresentações e debates no Cais Embarcadero, em Porto Alegre (RS).

Com um estande localizado na Praça do Futuro, onde apresentou os serviços imobiliários eletrônicos disponibilizados pela Plataforma SAEC (Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado), os registradores gaúchos receberam advogados, autoridades e representantes do Poder Judiciário e apresentaram as novas práticas digitais da atividade.  A Cidade da Advocacia 2024 é um dos principais encontros para profissionais da área jurídica e, nesta edição, reuniu mais de 15 mil advogados ao longo de cinco dias. 

Diretor financeiro do ONR e presidente do IRIRGS, Ricardo Martins, falou sobre a importância da parceria entre a advocacia e os registradores de imóveis. “A maioria dos visitantes do nosso estande são advogados, um público bastante qualificado, pois através deles conseguimos imprimir uma maior celeridade e eficiência aos processos que são apresentados aos Cartórios. Ficamos bastante lisonjeados com o convite para participar de um evento como esse”, destacou. Entre os visitantes também marcou presença o juiz-corregedor do Foro Extrajudicial do Rio Grande do Sul, Felipe Lumertz, que visitou o stand da entidade na Cidade da Advocacia.

A presença do IRIRGS foi marcada por uma intensa interação com os profissionais que participaram do evento. Luís Maurício de Moraes Ribeiro, advogado que esteve no estande ressaltou a importância da plataforma SAEC, especialmente em momentos críticos: “O SAEC é uma ferramenta fundamental que vem a atender uma necessidade muito grande para pesquisa de bens, agilizar registros, principalmente nos momentos de calamidade que passamos, como as enchentes de maio de 2024”. Outro advogado, Guilherme Becker, também elogiou a plataforma. “O SAEC é um sistema que facilita o trabalho, na questão do acesso, tendo uma resposta rápida às informações que se busca. É inimaginável há cinco ou dez anos termos essa possibilidade que temos hoje de estar trabalhando dessa forma”.

Além da exposição dos serviços, o IRIRGS também contribuiu com a programação acadêmica do evento. Alessandro Borghetti, 2º secretário do IRIRGS, ministrou o Workshop “Reflexões sobre expedientes administrativos que tramitam no Registro de Imóveis e a importância da atuação do advogado”, onde destacou a relevância da presença do advogado em processos administrativos na área registral. “Esse é um evento muito importante e nós tivemos aqui uma palestra sobre a importância do advogado nos expedientes administrativos que tramitam na área, salientando a importância deste profissional”, disse Borghetti. “Também foi ressaltada, durante o Workshop, a importância do registro eletrônico e da participação do IRIRGS no evento com estande próprio, orientando os profissionais a respeito dos serviços eletrônicos que o registro de imóveis presta para toda sociedade”, concluiu.

O presidente do Conselho Deliberativo do ONR e membro nato do Conselho Deliberativo do IRIRGS, João Pedro Lamana Paiva, compôs o painel “Inovações aplicáveis à alienação fiduciária e à hipoteca pela Lei 14.711/23”, e destacou a participação da entidade no evento. “Durante o evento tivemos diversos temas que foram debatidos, desde a previdência social até o sistema imobiliário do Brasil. O IRIRGS, juntamente com o ONR e o RIB, estiveram com um estande para apresentar aos interessados a área do Direito Registral do Estado. A partir de um totem instalado no local, as pessoas puderam buscar certidões digitais, protocolar títulos, entre outros serviços oferecidos pelo SAEC.  A Cidade da Advocacia foi também a Cidade dos Registradores de Imóveis do RS”, destacou. 

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias em tecnologia e inovação para Registro de Imóveis