Site capa

ONR participa de reunião com a Febraban para a construção de soluções digitais integradas

Objetivo do encontro foi debater mecanismos de interconexão entre o sistema bancário e o serviço extrajudicial brasileiro

Nesta sexta-feira (26/04), o vice-presidente do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR), Fernando Pereira do Nascimento, participou de uma importante reunião com membros da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) para tratar do desenvolvimento de soluções convergentes para entre cartórios e instituições financeiras, particularmente no que se refere a implantação das sistemáticas previstas pela lei do Marco Legal das Garantias e o aperfeiçoamento da interoperabilidade e das soluções digitais entre o sistema financeiro e a atividade extrajudicial.

Segundo o vice-presidente do ONR, Fernando Nascimento, a proposta visa estabelecer um hub de cartórios com o intuito de aprimorar a eficiência das operações bancárias, considerando as diversas atribuições dos cartórios. “O objetivo é aprimorar a dinâmica do mercado e o ambiente de negócios, fornecendo estruturas para uma melhor avaliação do risco de crédito aos bancos, tudo isso em conformidade com as regulamentações dos cartórios, que agregam segurança e legalidade ao sistema”, disse.

Durante sua apresentação, Nascimento destacou a abrangente estrutura do ONR disponível para os registros de imóveis no Brasil. Ele também abordou as soluções fundamentais que a plataforma vem desenvolvendo, incluindo a utilização de sistema blockchain e a inteligência artificial, entre outros assuntos. Além disso, o vice-presidente do ONR também destacou a possibilidade de maior integração do registro eletrônico com instituições financeiras.

“Tratamos do desenvolvimento de soluções importantes para o registro das garantias, a esteira de geração do contrato, gestão do processo de registro e de pagamentos, assim como a execução em caso de inadimplemento, com a respectiva notificação, até se chegar à solução definitiva com a quitação do financiamento ou a averbação dos leilões negativos em caso de execução do imóvel”, destacou o vice-presidente.

“Estamos empenhados em projetos de tokenização de imóveis, contando com uma equipe dedicada trabalhando nessa área. Nosso objetivo é aprimorar o ambiente de negócios, simplificar as operações bancárias e contribuir para o mercado, auxiliando na geração de fundos necessários”, complementou Fernando Nascimento.

Também participaram do encontro os presidentes do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB), Jordan Fabrício Gomes, do Registro de Imóveis do Brasil (RIB), Ari Álvares Pires Neto, além de representantes das entidades de Registro de Títulos e Documentos de Pessoas Jurídicas (RTDPJ), Tabelionatos de Notas e Tabelionatos de Protesto.

Fonte: Assessoria de comunicação do ONR

Principais Tópicos
Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias em tecnologia e inovação para Registro de Imóveis